ATIVIDADE 1.5
Conhecendo um novo espaço Tecnológico: construindo um Blog Educacional.
30/04/2010
Autor e Co-autor(es)
PRESIDENTE PRUDENTE - SP MARIA LUIZA FORMOZINHO RIBEIRO PROFA
Paloma Alinne Alves Rodrigues,Andréa Marques Leão Doescher ,Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta aula o professor poderá trabalhar o conceito dos novos espaços tecnológicos, como Orkut e Blogs. Além disso, o professor poderá conscientizar os alunos a utilizarem estes recursos, como o Orkut, por exemplo, com uma atitude reflexiva e critica, sobre o que escrever e disponibilizar nesses espaços tecnológicos. Para esta aula, o professor poderá mostrar aos alunos qual a finalidade de um blog.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula conversando com os alunos sobre os novos recursos tecnológicos utilizados pela sociedade. Para isso, o professor deverá questionar aos alunos se eles costumam navegar na Internet e para quê a utilizam. Quando os alunos concluírem suas respostas, o professor deverá questionar quais os recursos tecnológicos que eles mais gostam de utilizar e por quê.
Para enriquecer mais a discussão, o professor deverá questionar se, em algum momento da vida, os alunos possuíram diários, e se sim, o que escreviam nele. Após, isso o professor deverá perguntar, por que nos dias atuais as pessoas quase não costumam usar diários (Fig.1). Neste momento, o professor deverá questionar aos alunos: “Será que surgiu alguma ferramenta tecnológica para substituir os diários?”.
Figura 1: Diário
Atividade 1
Após ouvir as opiniões dos alunos sobre as referidas questões, o professor deverá mostrar aos alunos a imagem (Fig. 2), postada abaixo.
Figura 2: Blog Educacional
Ao mostrar a imagem, o professor deverá questionar se alguém na classe sabe qual é a finalidade de um Blog e se alguém possui um. Após ouvir as opiniões dos alunos, bem como verificar o conhecimento prévio destes acerca de um Blog, o professor deverá levar os alunos para o laboratório de Informática, e pedir para que eles se organizem em duplas, utilizando cada dupla um computador. Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos façam uma pesquisa, em dicionários eletrônicos, sobre o significado da palavra Blog.
Sugestão:
Para a realização da pesquisa, sugerimos os seguintes sites de dicionários eletrônicos:
http://www.dicionariodoaurelio.com/ (Fig. 3)
Figura 3: Dicionário Aurélio eletrônico
Após, a finalização da pesquisa, o professor deverá questionar aos alunos sobre quais as definições da palavra “Blog”, encontradas por eles. Além disso, para aprimorar o conhecimento do aluno, o professor poderá dizer que o Blog é um site cuja estrutura possibilita que haja uma atualização de artigos, conhecidos como “posts”. Esses artigos ou posts são adicionados de acordo com a temática do Blog, e pode ser escrito por uma pessoa ou por várias, de acordo com a política do Blog.
Atividade 2
Dando continuidade a aula, será desenvolvida, neste momento, uma atividade que tem o objetivo de trabalhar o conceito de interpretação de texto e o conhecimento da linguagem informal, ou seja, a linguagem utilizada no cotidiano em sites da internet, como no Orkut, MSN, Blogs dentre outros. Para isso, o professor deverá pedir para que os alunos, após a leitura, façam a interpretação da letra da música, “Blog” (Fig.4), dos cantores Rafaela e Maury, conforme postada abaixo e disponível em:
http://vagalume.uol.com.br/rafaela-e-maury/blog.html Acessado em: 04 Abr. 2010.
Figura 4: Trecho da Música "Blog"
A fim de favorecer a interpretação da letra da música em questão, sugerimos que seja elaborado um roteiro para tal, conforme segue exemplo abaixo.
Roteiro de Leitura:
• Qual o tema central da música?
• O que a Internet possibilita?
• Por que e para que será criado Blog?
Quando cada dupla terminar de elaborar a sua interpretação da Letra da Música “Blog”,ou seja, cada grupo deverá escrever o que compreendeu da letra da música. Em seguida, o professor deverá propiciar a socialização das informações, dos pontos de vista dos alunos, pedindo para que cada grupo, que sentir vontade, compartilhe com os demais a interpretação que fez da letra da música em questão.
Discussão:
Além disso, com o intuito de chamar a atenção dos alunos para a linguagem utilizada na letra da música “Blog”, e sobre a finalidade do blog para as autoras da música, o professor deverá promover uma discussão sobre algumas frases “diferentes”, utilizadas na música, como por exemplo:
• Hoje eu naveguei por outro mar pela internet;
• Num segundo fui a Lua;
• Vou fazer um blog para contar nossa história;
• Pela internet conectados em um só coração.
Atividade 3
Após as discussões anteriores, será trabalhada nesta atividade a criação de um blog para divulgação de trabalhos realizados pelos alunos no cotidiano escolar. Para isso, os alunos deverão continuar em duplas.
Em seguida, o professor deverá explicar que neste momento eles criarão um blog educacional, ou seja, um blog para divulgar as atividades realizadas por eles no dia-a-dia escolar. Para a criação do blog o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Acessem o link do site: https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR . Feito isso, irá aparecer uma tela, no lado esquerdo B e Blogger. Nesta mesma tela está escrito, no canto superior direito, a frase “Criar um Blog” (Fig. 5). Cliquem com o mouse em cima desta frase.
Figura 5: Tela inicial para a elaboração do Blog
• Em seguida, deverá aparecer a tela, como demonstra a figura 6, no qual se pede para preencher um questionário. Preencham cada item do questionário.
Figura 6: Tela do questionário
A próxima tela será para adicionar o título do blog, escolham um nome adequado para a divulgação das atividades realizadas em sala de aula. (Ressaltamos que o professor deverá explicar novamente que o Blog será para divulgar as atividades realizadas em sala de aula. Desse modo, os alunos deverão elaborar um nome direcionado para este propósito, como demonstra a figura 7, abaixo).
Figura 7: Tela para adicionar o título
Ao terminar de inserir o título do blog, aparecerá em seguida uma tela para a escolha do modelo do blog, como demonstra a figura 8. Escolham um modelo que agrade ao grupo (dupla).
Figura 8: Tela para escolher o modelo
• E finalmente a última tela, como demonstra a figura 9, é a conclusão de todo o processo para a elaboração do Blog.
Figura 9: Tela final para a criação do Blog
Atividade 4
Neste momento, os materiais elaborados pelos alunos deverão ser adicionados no blog que eles acabaram de criar. Inicialmente, o professor deverá pedir que a dupla explore os recursos tecnológicos, que o Blog disponibiliza, como, por exemplo, mudança de letras, mudança de cor de fundo, adicionar fotos, adicionar artigos, entre outros.
Após este momento de interação com os recursos tecnológicos que o Blog disponibiliza, o professor deverá pedir que os alunos digitem no blog a interpretação que fizeram da música trabalhada nesta aula. Em seguida, o professor deverá explicar para os alunos que as próximas atividades realizadas em classe serão posteriormente adicionadas no blog.
Sugestão:
Para adicionar materiais no blog, o professor poderá utilizar atividades realizadas em aulas anteriores.
Recursos Complementares
Os links abaixo se se referem a outros Blogs Educacionais, sugerimos que o professor os acesse para conhecê-los:
https://www.blogger.com/start - Para fazer o Blog este site foi acessado em:04 Abril 2010.
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado do Blog. Além disso, o professor deverá verificar como os alunos desempenharam a Interpretação da Letra da música “Blog”.
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