Atividade 4.3: leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação: a distância, em grupos, de reflexão .
Pontos importantes sobre o texto de Silvio Pereira da Costa "Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis. Uma série de pesquisas vem mostrando que os brasileiros – mas não somente – investem mais tempo vendo TV e navegando na web do que lendo. Análises de tais pesquisas muitas vezes dão aos textos escritos maior valor cultural que aos textos orais ou visuais, principalmente os de origem popular os das mídias. A relativização deste julgamento, entretanto, já vem ocorrendo à medida que a academia está estudando – e assim legitimando, dentro das diversas áreas de conhecimento – a oralidade, os 'textos' visuais e as formas de comunicação das diversas mídias.Percebemos através do texto e da vida real a importância que a tecnologia nos traz. As crianças estão acostumadas a assistir TV, ouvir rádio, mexer no computador, que quando pedimos apenas para ler algum simples texto não sentem vontade, pois as letras não chamam a atenção. Seus olhos não ficam deslumbrados, não sentem vontade nem de saber o conteúdo, que no qual poderia ser muito mais interessante do que qualquer imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário